1 – Turismo como gerador de emprego e renda.

Este é o primeiro tema, aberto para debate, deixe aqui sua opinião.

5 comentários:

  1. Creio que não exista um setor que gere mais emprego e renda do que o turismo.

    Sei que a frase "ainda não inventaram um robô para substituir a mão de obra no turismo" é batidão, mas também é uma verdade absoluta.

    Ao mesmo tempo, é difícil para o cidadão em geral e os políticos enxergarem esta realidade que passa despercebida na sociedade.

    Percebe-se este fenômeno nas urnas, pois não se consegue unir forças de votos para eleger representantes do nosso setor, ou seja
    "o turismo não elege"!

    E sendo assim, pode-se comparar com as obras de saneamento, aquelas que não aparecem, portanto não desperta o interesse da maioria dos políticos, salvo é claro, aqueles verdadeiros políticos que visam, não as urnas, mas sim a geração de emprego e renda, consequentemente mais qualidade de vida do cidadão municipal.

    Como é invisível, cabe a nós, difundir esta qualidade do nosso setor, e assim, quem sabe, um dia conseguir colocar no poder, estes que focam o turismo desta forma e ainda consigam votos para se manterem no poder e até evoluir. Seria um sonho né!

    ResponderExcluir
  2. furlanettojornalista@yahoo.com,br22 de novembro de 2011 às 06:17

    Acredito que todos os nossos esforços tem que ser feitos para que o turismo se torne a grande alavanca de negócios para nossa cidade. Não basta que ele se veja como isolada neste universo. É preciso pensar de maneira regional e contar com o suporte das cidades vizinhas para acomodar e dar suporte para o turista.
    Conte comigo, Fernando, para ajudar nesta divulgação.

    ResponderExcluir
  3. A diversificação de possibilidades de emprego e renda pela atividade turistica e imensa, mas necessario se faz conscientizar e profissionalizar as pessoas, mostrando-lhes incusive, as possibilidades do empreendedorismo, do cooperativismo, criando politicas publicas de microcredito e amarrando todas os negocis diretos, indiretos, correlatos e paralelos ao eixo do turismo, crianado uma imagem coletiva da importancia macro do setor. Tem mais...

    ResponderExcluir
  4. Furlanetto

    Obrigado pelos comentários, também acreditamos que deve ser regional e que é interligado com vários setores de economia, por isso é tão grande sua capacidade de gerar emprego e renda.

    Quando falamos em Atibaia, entende-se como referencia da região, mas a ideia é trabalhar o regional.

    Agora, o grupo, no qual todos nós fazemos parte, tem dificuldade de dar andamento nas ideias, por exemplo, como você disse -contar com o suporte das cidades vizinhas, sim, mas como podemos fazer isso?

    O ARC&VB que seria a melhor opção, já vem tentando, mas não consegue dar continuidade por falta de estrutura, de pessoas e recursos, pois esta jornada, vc sabe, é de difícil efetivação, convencer os empresários e os políticos, para se interessarem nos projetos, vem sendo uma missão quase que impossível.

    Na realidade, os executivos do ARC&VB acabam por atender as demandas, pois ao tentar as parcerias vem encontrando uma total falta de interesse por parte dos governantes o que acaba desmotivando e ai vai...... resultado: falta de continuidade!

    O ideal, qual é?

    ResponderExcluir
  5. Otávio

    Tem mais! então poste para nós, rsrsr

    Mas só para provocar, veja que interessante os passos que você nos orienta, são perfeitos, mas, como dissemos para o Furlanetto, estamos com dificuldade na influência pública e não foi por falta de tentativa e insistência, e nem dos empresários do setor, como por exemplo, convencer a rede hoteleira de caprichar mais na arrecadação do room tax.

    ResponderExcluir