Sobre este Blog.

Criado por um grupo de trade turístico com o objetivo de:

Promover a atividade turística de forma integrada, através de um plano estratégico que possibilite a ampliação da demanda, organização racional e harmônica do turismo e a dinamização da Secretaria de Turismo da cidade é o principal objetivo deste grupo do trade turístico.

Participe você também!

Basta ser um interessado no progresso da cidade a principalmente acreditar no potencial que ela possui. Hoje, faz parte do trade, empresários, administradores, cidadãos de Atibaia e região.



4 comentários:

  1. Em 16 de novembro de 2011 13:44, escreveu:
    Profa. Isis escreveu:

    Grupo do turismo,
    Acho muito importante vocês abrirem um blog com a proposta de se discutir turismo. A gente vê ações diversas, a maioria bem intencionada, algumas alcançam êxito, mas tudo acontece de forma aleatória, projetos a curto prazo e até alguns a médio prazo, mas truncados num emaranhado de propósitos divergentes.
    Atibaia cresceu rápido, e já está mergulhada no seu destino turístico, sem ter se preparado para isso. Mérito para o COMTUR, que vem buscando há anos integrar os diversos setores e cumprir esse papel, mas é tarefa que necessita de esforço conjunto e contínuo com as autoridades, a começar pelo nível municipal.
    Vejo na questão a necessidade de ações a curto, médio e longo prazo e, como você diz, sem a interferência de política partidária. Política sim, mas uma política em prol do turismo.
    Percebemos que o cidadão comum não percebe e não valoriza o potencial turístico da cidade.
    Ações a curto prazo produzem um “choque”momentâneo, algo que chega de fora para dentro, sem o envolvimento dos habitantes.
    A médio e longo prazo, acredito muito na educação e formação dos alunos das nossas escolas de 1º e 2º graus. A Secretaria de Educação, apoiada pela Cultura e pelo Turismo, deveriam introduzir no currículo de nossas escolas a matéria “Turismo”, focada em nosso município. Não como um pequeno projeto, mas com a seriedade do estudo de nossa história e geografia locais, preparando inicialmente os professores com visitas técnicas aos pontos turísticos da cidade, para que fossem multiplicadores conscientes de um sentimento que poderíamos chamar de “amor pela nossa terra”. Esses alunos levariam para casa elos dessa corrente positiva, e mudariam, gradativamente, o olhar da população para o turista que vem nos visitar. Assim, de dentro para fora, Atibaia se tornaria um terreno fértil para o desenvolvimento de uma consciência política voltada para o turismo, e uma população mais atenta para escolher dirigentes preparados para alavancar e dar continuidade à tão decantada vocação turística da cidade.
    Saudações turísticas,
    Isis

    ResponderExcluir
  2. O turismoatibaia.blogspot.com, vai realmente explodir e fazer a cabeça da comunidade, quando atingir todas as camadas da população e esse caminho se trilha, juntando pedaço a pedaço. Se todos os membros do Comtur, Convention Bureau, hoteleiros, empresas, agentes, receptivo, formadores de opinião, imprensa, colaborarem divulgando o site e o repassando atraves da sua lista de e-mail, preferencialemtne de Atibaia e tambem de fora- sou morador em SP - teremos na cidade e região a Primavera do Turismo. Com passos, firmes e resolutos dia-a-dia, se construira pilar por pilar do turismo local e ate regional, mas sempre com participação e aceitando opiniões, ate chegar no consenso. DE minha parte sempre ao inteiro dispor
    Otavio Demasi consultor de turismo jornalista Mtb32548
    www.odtur.blogspot.com
    odtur@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa Otávio, que força de pensamento!

    Nós, do grupo já o consideremos como parte dele, e vamos seguir suas dicas difundindo cada vez mais este blog.

    Com certeza vamos precisar muito da sua experiência.

    obrigado

    ResponderExcluir
  4. Nós, do grupo, fizemos uma reflexão, sobre todos estes anos de trabalho pró turismo de Atibaia e até mesmo da região e percebemos que estamos patinando em alguns pontos e tendo fleches de sucesso em outros, como é normal, mas nada está sendo registrado, portando não há o efeito da continuidade.

    Entendemos também que esperar o poder público pode ser muito demorado e por isso, os voluntários vão se cansando e muito se perde com a saída deles.

    Este Blog administrado pelo grupo e ainda abrindo para quem possa se interessar vai possibilitar a continuidade.

    Os temas postados para discussão, além de servirem como registro, vão contar com uma contribuição infinita de pessoa que podem ter muito a oferecer.

    Devem existir verdadeiros tesouros, nas gavetas de ex-colaboradores, perdidos por ai.

    Se doarmos 10% do tempo que já doamos hoje nas associações podíamos realizar mais que tudo o que já fizemos até hoje.

    E ALÉM DISSO, NÃO TER QUE OUVIR MAIS AQUELA FRASE, “MAS, SÃO SEMPRE OS MESMOS” OU “QUAL A REPRESENTIVIDADE DE VCS”

    ResponderExcluir