2 - Grande centro de exposições.

Construção de um grande centro de exposições e convenções para nosso município! No trade tem o apelido de um mini Anhembi.

Na sua opinião, este equipamento traria mais recursos econômicos para o município? Ou seria um grande elefante branco.

Se for interessante, como viabilizar tamanho investimento? Sabe-se que no último estudo girava em torno de R$17.000.000,00 (dezessete milhões de reais).

7 comentários:

  1. Eu acredito que seria um grande gerador de emprego e renda, alem de disso nossa região é altamente estratégica para a realização de grandes feiras. Sem transito,temos 2 aeroportos internacionais a 40minutos da cidade, uma excelente rede hoteleira,malha viária com uma logística interessante entre outras vantagens.

    ResponderExcluir
  2. furlanettojornalista@yahoo.com.br22 de novembro de 2011 às 06:23

    Temos um projeto formado por um Centro de Negócios e Desenvolvimento para o Agronegócio que pode ser abrigado em um local com pouco espaço e muito interessante para acomodar turistas. Temos a maquete eletrônica e todo o descritivo do projeto que é de conhecimento da Secretaria de Agricultura e custa um valor acessível a quem queira empreender na cidade.

    ResponderExcluir
  3. Alem do custo de implantação de um Centro de Eventos, temos o custo de manutenção e quanto mais ocioso pior, mais caro. Tenho em mim, que antes de tudo, pode-se e deve-se formatar um projeto de pesquisa turistica, mercadologica, arquitetonica e logistco, visando a implantação de tal equipamento, seu tamanho, sua localização, sua ocupação e possivel ociosidade, seu interelacionamento junto ao trade e tudo que permia tirar as duvidas e convencer os doadores -governos- a bancarem o custo. Enquanto isso não acontece, juntem todos os que possuem area para qualquer tipo de evento e de qualquer grandeza e façam um trabalho de marketing composto, visando atrair o maior numero de eventos para Atibaia- e podem ate ganhando dinheeiro, terem um fundo de investimento visando serem socio da obra no futuro. Muita agua vaia rolar..

    ResponderExcluir
  4. Não existe centro de eventos sem ENTRETENIMENTOS junto.
    Fazer um centro sem ter uma vasta rede de lazer diurno e noturno para ter o que fazer após as palestras, congressos e etc é notório que não funciona.
    Ninguém participa de um congresso, por mais interessante que seja, em uma ilha deserta.
    Investir em atrativos ancoras faz com que os congressos cheguem quase que naturalmente.
    Responda: Você iria para um congresso com sua esposa em Paris? Las Vegas? Roma? Em um Navio de Luxo? Ou em um excelente centro de convenção em Cubatão?

    ResponderExcluir
  5. Gustavo

    Primeiramente, obrigado pela participação.

    Concordo com você!

    Por este prisma, cabe uma analise interessante sobre o tema deste item, vejamos:

    Hoje em Atibaia recebemos dezenas de congressos, convenções e eventos nas redes hoteleiras por mês, tanto pela estrutura como pela localização, que é privilegiada.

    Perdemos outros vários, por falta de espaço para exposição, isso é fácil confirmar com o pessoal da Hotelaria. O que já mostra a demanda.

    Pode ser devido as opções que temos como atrativo na região é isso?

    Ou até mesmo por estarmos tão perto de São Paulo e Campinas, longe do transito e da poluição, e ainda com a possibilidade de lazer diurno e noturno nestas metrópoles? Interessante, precisamos debater mais sobre isso

    Você entende que este equipamento seria bom na nossa região ou não?

    abs.

    Mediador do grupo.

    ResponderExcluir
  6. Otávio

    Este seu comentário foi uma aula, e das boas, de fato, não precisamos depender apenas de verbas públicas, temos que aprender a desenvolver os projetos, ao pondo de ficar interessante para os investidores da iniciativa privada também, creio que esta pesquisa de demanda seria um dos pontos chaves para o sucesso desta ideia.

    Deixa e tentar colocar este seu comentário dentro da nossa realidade, aqui em Atibaia e Região, ao menos na minha visão do grupo e com base nas vivência que temos participando em tantas reuniões de associações e atividades do turismo.

    Sobre seu comentário de juntar esforços e trazer as convenções, no nosso caso, isso já acontece, nos espaços individuais dos hotéis, que não são poucos, como o do Bourbon, Tauá, Residênce, Eldorado, etc. sendo que para a hospedagem quando precisa de muitos leitos, um indica para o outro.

    Estando os principais com eventos, ou seja, os espaços de exposição ocupados, perdemos constantemente vários congressos, que poderiam, além de complementar as UH`s daqueles hotéis que apesar de estar ocupado com um evento médio por exemplo, ocupar a grande quantiade de pousadas que temos na região, com taxa de ocupação zero durante a semana.

    Isto posto, dentro do raciocínio que você colocou neste tema, vc acha que já estaríamos alguns passos a frente para preparar uma pesquisa de demanda e viabilidade para a construção do centro?

    ResponderExcluir
  7. A pergunta que faço e a seguinteÇ que levantamentos existem sobre espaços em Atibaia que podem hospedar eventos, simposios, cursos, encontros, palestras. Tive experiencias interessantes uma foi em Presidente Epitacio em 82 ministrando o Curso de Comunicação no Turismo. Não tinha local apropriado, mas se descobriu que a Camara Municipal e um auditorio pronto. Usamos numa das aulas eram 96 alunos, o barco Presidente E´pitacio, enquanto o mesmo andava no rio Parana a aula era dada. No governo da Marta na cidade de SP, foi assessor de comunicação e eventos na Adm Reg. de Santo Amaro e la implementamos eventos adoidados -pelos 450 anos do bairro foram 650 o ano todo- , usando escolas, teatros, clubes associação comercial. Em Santo Amaro,varios hoteis fizedram parcerias e pudemos realizar varios eventos. Em Vila Mariana e no M Boi Mirim, com toda a precariedade realizamos eventos em faculdades, Clube do Banco do Brasil e outros. Necessario se faz esse levantamento com todas as suas variaveis- tamanho, localização, preços, horarios disponiveis, etc , trazer os proprietarios de pousadas e pequenos hoteis e articular ideias e possibilidades de eventos, que se enquadrem na realidade do que se tem em mãos e ai entram outros topicos - criatividade e propspecção de mercado,vislumbrando as vocaçoes e potencialidades inerentes de Atibaia, ou topicos riversos que possam ser temas de eventos. A geografia local aliada a esportes - o que fazer ..., a mesma geografia e a possibilidade de realizar algo como Meditação e Turismo, Encontro sobre Observação de aves e nesse delirio de ideias, captar os que realmente são forte em apelo e ir a luta de sua organização, buscando apoiadores, patrocinio, etc... Isso da tempo de gerar o arroz e feijão do dia a dia do empresariado e de prestadores de serviços em geral e ir amadurecendo o Centro de Convenções...

    ResponderExcluir