3 - Turismo acessível.


A pedido do Gilberto, abrimos este tema, deixem aqui sua mensagem.

6 comentários:

  1. Todos os meios de hospedagem e mais especialmente aqueles localizados em destinos turísticos devem estar atentos pois é uma mercado promissor. Há de se observar o número relevante de cidadãos com algum tipo de "necessidade especial" que buscam essa oferta de serviços.
    A cidade de Socorro no interior de São Paulo, contando com o poder público e empreendedores locais é um exemplo vivo de sucesso nessa iniciativa.
    SERGIO CINTRA
    www.charretesdeatibaia.com.br

    ResponderExcluir
  2. No jornal Nações Unidas, onde escrevia sobre turismo -1990- convivi com o Adelino, tetrapleegico. Editor do mensario, pediu-me uma materia sobre acessibilidade na area turistica. Disse-lhe da enorme abrangencia do tema, das implicações urbanisticas, de equipamentos, mas fiz a materia como alerta. De la para ca, muito foi conseguido e mais tem que ser conseguido, mas tanto as entidades, associações do trade turistico, do portadores de necessidades especiais e do governo em todas as esferas, espera-se um dialogo franco e pratico. O primeiro em Atibaia, caso não exista e a nomeação de um representante dos portadores de necessidades especiais no Conselho Municipal de Turismo- vai ajudar bastante.

    ResponderExcluir
  3. Será que Atibaia e Região está preparada para receber turistas com deficiencia? Os meios de hospedagem estão mesmo estruturados para receber um grupo de deficientes? E os restaurantes? E os Pontos turisticos? No meu ponto de vista estamos longe disso! Temos somente alguns hoteis com UH's e banheiros adaptados para deficientes fisicos, e nos outros lugares dentro do hotel? As calçadas são adaptadas, há rampas de acesso, profissionais qualificados, etc? E nos restaurantes, que eu saiba há apenas banheiros adaptados e rampa de acesso. E os cardapios em braile? Quanto aos pontos turisticos então ... não conheço nenhum adaptado. O lado positivo de tudo isto, é que temos muito trabalho a fazer e uma demanda que nao para de crescer. Vamos trabalhar!
    Jun Takaha

    ResponderExcluir
  4. Jun

    Realmente, Atibaia tem muito a desenvolver quanto ao turismo acessível, e como você comenta, vamos trabalhar para mudar este quadro.

    Soma-se a sua pergunta as seguintes:

    Qual o primeiro passo para começarmos a implantação deste interessante e lucrativo projeto? Seria fazer uma pesquisa do que já tem adaptado e do que ainda falta? de quem seria a competência?

    A esperança do grupo deste blog é que dele saiam as respostas para todas estas perguntas.... será que é querer muito?

    Lembro também, que de tudo o que aqui está sendo discutido, se formate um documento que vai mostrar propostas e quem sabe soluções para compor um grande plano de desenvolvimento de turismo de Atibaia.

    abs.

    ResponderExcluir
  5. Otávio

    Não temos este representante no COMTUR!

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião há muito o que ser feito pelo Turismo em Atibaia,desde as informações em suas múltiplas formas,até acessibilidade e meio ambiente.Cada um de nós tem um ponto de vista e uma sugestão que irá colaborar efetivamente para melhorar e solidificar o Turismo em nossa cidade.É claro que temos algumas providencias de "urgência" as chamadas "apagar incendio" para que possamos das o start em toda essa estruturação.Relaciono a seguir algumas delas:
    1- Treinamento para qualificação e conscientização da população e dos prestadores de serviços em geral(taxistas,atendentes de bares e restaurantes,funcionários de hotéis e pousadas,serviços de informações ao turistas,etc...) da importância do turista,que traz renda e vai divulgar nossa cidade e os locais onde foi bem atendido.
    2- Acessibilidade aos portadores de deficiências.
    3- Atenção ao meio ambiente,reciclagem de lixo,em todas as suas variáveis.
    4- Cada empresa participante do Trade,ou pessoas individuais, deverá(ão) investir e treinar seus empregados ou parceiros para Bem Receber o Turista(linguas,conhecimento do local,informações gerais,etc...)
    A lista é grande,porém para darmos o início,acho que está de bom tamanho.
    Chinho
    fpccastanho@hotmail.com
    11-7179-5660

    ResponderExcluir