6 - Circuito Entre Serras e Águas.

Nossa cidade precisa se tornar um destino turístico, mas para isso tem que apoiar e participar dos projetos regionais e a muitos anos se fala do Circuito Entre Serras e Águas, então, que tal agora incluir tudo o que sabemos sobre o assunto neste espaço, nesta página?

Chega de deixarmos as nossas atividades nas gavetas, vamos colocar no ar e assim centralizar as informações e torcer para contar com a visita de várias pessoas que podem contribuir, que inclusive nem sabem o que está acontecendo.

3 comentários:

  1. A concepção de um Circuito Turistico, requer inicialmente um amadurecimento entre as partes envolvidas, vontade politica, tanto do setor oficial, particular- leia-se trade- e das comunidades, deixando de lado vaidades, visando uma integração ampla , irrestrita e amistosa, onde a fraqueza de um e coberta pela capacidade do outro e vice-versa.
    Necessario uma mobilização, estudos de potencialidades, vocaçoes, calendarios de eventos e ação que permitam dentro do circuito criar oportunidades de trazer estes turistas a um custo que compense circular pelo circuito, preenchendo todo o tempo ocioso e primordialmente diminuindo a sazonalidade.
    Muito trabalbho, disposição, aparo de arestas e individualidades e traçcar ações macro de marketing, relações publicas, promoções, visando o amadurecimento apaulatino do circuito.
    Otavio Demasi - consultor de turismo-jornalista Mtb 32548
    odtr@ig.com.br
    www.odtur.blogspot.com

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  2. Otávio Demasi
    TURISMO
    4/9/2006 : TURISMO REGIONAL: O FATURAMENTO EM EQUIPE

    A implantação e implementação do Turismo Regional passa por um forte processo de vontade política, contando com a participação da comunidade, iniciativa privada e governos, prosseguindo com uma ação macro de conscientização.
    A institucionalização pode ser em forma de: Agência Regional de Desenvolvimento Turístico; Câmara Regional de Turismo; Fundação; Convention and Visitors Bureau (Central de Captação de Eventos e Turistas); Empresa de Economia Mista; Núcleo de Turismo ou via Fórum de Desenvolvimento Turístico. O prioritário é o profissionalismo acima de tudo. Exige-se um diagnóstico profundo das vocações, potencialidades, sinalização, serviços, produtos, compras, entre outras. Estudo de roteiros diversificados que vão de encontro ao maior número de turistas potenciais e sejam factíveis aos mais diversos padrões econômicos a serem conquistados; levantamento e análises estatísticas que norteiem políticas públicas e privadas de desenvolvimento.
    • Pesquisa de mercado e de opinião que mostrem as políticas, táticas e estratégias para a comercialização regional.
    • Visar o aprimoramento dos serviços, criar uma política de preços real, incrementando o surgimento de Central de Compras para hotéis, agentes, transportadores, Central de Reservas, Central de Divulgação, Central de Captação de Eventos, entre outros.
    • Eleger o aspectos diferencial referencial de cada município, visando oferecer o máximo aos turistas, montar Calendário de Eventos solidário anual, com o propósito de atrair turistas e a região permanecer na mídia o ano inteiro, criar mecanismos de financiamento para os investimentos específicos.
    • Outros
    COMO OU ONDE ACONTECE O FATURAMENTO EM CONJUNTO?
    Todas ações cooperativas e ou em parceria, trazem reduções de custos, somam esforços, equipamentos, idéias e serviços, ampliando os horizontes e fortalecendo todos o grupo.
    • Conscientização: campanhas integradas , com menor custo, maior abrangência e mais retorno.
    • Treinamento: facilidade de concretização de centro de treinamento e ou de junção de esforços visando contratação de especialistas.
    • Equipamentos: utilização comum de equipamentos, máquinas, mormente na área de eventos, congressos, simpósios, feiras .
    • Folheteria: confecção de peças promocionais com maior tiragem e menores custos com maior variedade de opções .
    • Divulgação: Ações integradas sobre a mídia (rádio, jornal, televisão, revistas), ações de relações públicas (visitas, participação em eventos), mais volume de informações, matérias mais diversificadas, fotos variadas, etc.
    • Eventos: Utilização de prestadores de serviços regionais, bem como de equipamentos diversos, elaboração de calendário anual, que evite concorrência.
    • Roteiros: elaboração do maior numero de opções, para todos os gostos, idades e bolsos, o que fará aumentar o tempo de permanência.
    • Compras: definir se possível polo específico de comércio, evitando ao máximo a concorrência o que permite aumentar a oferta de produtos, evitando concorrência selvagem onde todos perdem; manter o comércio turístico aberto o ano todo . Pode-se implantar centros de compras, artesanato, gastronomia entre outros em forma de shopping.
    • Central de Compras: aglutinar na região os empresários de um mesmo ramo de atividade e realizar compras no atacado com preço final mais baixo.
    • Marketing: pesquisa macro, visando auscultar o público potencial em relação a região, obtendo redução de custos.
    • Produção Caseira: Incremento de vendas cooperativadas entre outros.

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  3. Nossa cidade tem vocação turistica. Falta empenho e mobização do setor. É claro que o poder público precisa aproveitar a experiencia dos técnicos da area para desenvolver e viabilizar os recursos turisticos da cidade. Estamos estratégicamente localizados no eixo de importantes rodovias e na rota do Circuito entre Serras e Aguas.

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